segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia do livro


Hoje é O Dia do Livro e eu lembrei-me de um livro muitíssimo especial que comprei há uns tempos para oferecer ao meu filho mais velho e do qual vos quero falar.
"Carta a um Filho" de Rudyard Kipling (autor do Livro da Selva) é um grande livro. Capa dura encadernado á mão e eleva-se na prateleira acima de todos os outros, não fossem os seus quase 50 cms de altura. Mas a sua grandiosidade está no interior, como em quase todos os livros. Neste livro, Rudyard dá uma mensagem de força, coragem e dignidade ao seu filho único, filho esse (ironia do destino!) que acabou por perder na Primeira Guerra Mundial.
É daqueles livros que, uma vez aberto e folheado, torna-se impossível voltar a abandonar na estante da livraria e esquece-lo. Tem de vir connosco para casa. As ilustrações são de Mauro Evangelista e passam-nos a mensagem do poema do inicio do Sec. XX fazendo referencias tanto ás grandes aventuras de Ulisses como á queda das Torres Gémeas.
 Lindo de morrer! E daqui a uns aninhos vou "obrigar" os meus filhos a decora-lo como se de um "Pai-Nosso" se tratasse.


"If, o poema também conhecido como Carta a um Filho, que anima estas páginas, escrito em versos e contado com imagens, foi composto por Rudyard Kipling em 1910. Em 1995, uma sondagem da BBC apontou-o como o poema mais apreciado na Grã-Bretanha. Citado em filmes e canções, traduzido em todo o Mundo, invocado pelos mais velhos, ampliado em cartazes, reduzido em postais, é um poema duro, que exorta a nunca se render, a andar sempre de cabeça levantada, a não se deixar enganar, a não perder o sentido da responsabilidade inclusive nas circunstâncias mais adversas. Ater-se a este código de conduta é, sem dúvida alguma, muito difícil, sugeri-lo a um filho, audaz e exagerado. Mas este discurso dito em voz alta, solene, calmo, íntegro, sem medo de utilizar palavras transcendentes, evoca um mundo de nobres valores luminosos e eternos."
                                                                                                        in "A Esfera dos Livros" 

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=9jdkaLCGM5k

ou entao, mais simples mas com menos pinta:

http://www.youtube.com/watch?v=rCq4J-hmVzk

Sem comentários: